segunda-feira, 22 de abril de 2013


Bicho esquisito

Como dizia a canção  “mulher é um bicho esquisito”.Se sangrar nos torna tão esquisitas assim vamos logo entender o porque. 


A tão conhecida  TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.

O cenário do drama está na segunda metade do ciclo feminino. É quando entra em cena a progesterona, o hormônio que prepara o corpo para a fecundação e para a gravidez, que os problemas começam. Isso porque ela também diminui os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Daí os sintomas como irritabilidade, ansiedade, depressão. Mas seus efeitos não param por aí: ela também interfere na produção de aldosterona, o hormônio envolvido na retenção líquida o que causa os desagradáveis inchaços(fazendo com que nos sintamos enorme  de gorda) e a dor de cabeça. Como se fosse pouco, a progesterona ainda dispara a produção de prostaglandinas, substâncias que, em excesso, se tornam inflamatórias. O resultado? Dores, dores e mais dores, no corpo todo mamas, costas, músculos, etc.

Agora vá fazer eles entenderem,nosso mau humor,nossa frigidez, nossas lágrimas fora de hora...
meninos faço um apelo,vcs precisam se esforçar para entenderem sobre essa quimica toda...o bom relacionamento agradece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário